Categorias

Terapia para brasileiros no Exterior: Uma Ponte para o Autocuidado. 

Sabemos que, para todas as pessoas que vivem fora de seu país de origem, existem muitos pontos de dor por trás da concretização do sonho de morar fora do país.  

Enquanto psicóloga que atende brasileiros no exterior há quase 2 anos, tenho percebido que, muitas vezes, esses pontos de dor são geradores de estresse e ansiedade. Pois a experiência de morar fora do país de origem é extremamente complexa. 

A Carga Emocional do Sonho: A Ansiedade de Morar Longe do Brasil. 

realização de um sonho batalhado por muito tempo, o brilho de novas oportunidades, e a promessa de uma vida melhor, vem frequentemente acompanhados de um fardo emocional silencioso, mas pesado: a ansiedade migratória. 

Longe da rede de apoio familiar e dos costumes enraizados, o brasileiro é exposto a uma série de fatores estressores diários, que, quando acumulados, elevam o nível de preocupação e a insegurança, gerando ansiedade. 

Esta ansiedade é multifatorial e, abaixo, vou listar alguns dos motivos que podem causá-la: 

  • A solidão e o isolamento: ausência dos pares, a dificuldade em construir um novo grupo social, e a sensação de não-pertencimento, são causadores de ansiedade social e existencial. 
  • Barreiras e o choque cultural: Adaptar-se a novos costumes, valores morais, idioma, cria obstáculos na comunicação e na integração. Essas dificuldades, somadas à insegurança de não compreenderem, podem gerar um distresse (stress ruim) crônico.  
  • Insegurança profissional e financeira: medo do fracasso, a instabilidade financeira, a pressão em se adaptar rapidamente são fatores de grande preocupação e geram questões como: e se eu não conseguir? E se eu tiver que voltar? 
  • O Peso das Expectativas: a pressão imposta pelos familiares aqui no Brasil, que muitas vezes acreditam que morar fora é garantia de sucesso, e que o brasileiro Imigrante não pode falhar, prejudica o brasileiro no processamento das suas emoções e também em buscar ajuda. 
  • Conflitos de Identidade: A busca por um equilíbrio entre a cultura do país de origem e a do país anfitrião, muitas vezes é gerador de conflitos internos, que pode levar a sentimentos de desorientação, desconexão e inadequação. 

Cuidar para prosperar!  

É crucial que sensações como essas não sejam reconhecidas como um sinal de fraqueza, mas sim como uma resposta natural e humana no processo de adaptação a um novo contexto, que é repleto de desafios. 

Estabelecer uma rotina, buscar atividades de conexão com as comunidades locais ou brasileira, e principalmente buscar suporte profissional através da psicoterapia online com uma psicóloga brasileira, são passos fundamentais para gerenciar o sofrimento e transformar a experiência em uma jornada de crescimento e bem-estar! 

Se você está passando por isso, ou conhece alguém que está, lembre-se: você não está só! O desafio para recomeçar pode ser difícil, mas com coragempaciência e persistência, você conseguirá chegar onde deseja! 

E, se sem ajuda parece impossível, faça psicoterapia com uma psicóloga brasileira! Se desejar fazer comigo, clique no botão do WhatsApp e vamos conversar! Eu estou aqui, à disposição! Com afeto, Mariana. 

Compartilhe:

Outras postagens:

Psicoterapia Online: A Ajuda que Você Precisa!

O custo invisível da mudança: a saúde mental do brasileiro no exterior.