Mente e corpo funcionam de maneira integrada. Não é possível ter a mente equilibrada, se você não cuidar dos pilares fundamentais que sustentam uma boa saúde mental no dia a dia. E aqui estão eles:
Sono de qualidade: Durante o sono, o cérebro faz uma seleção das informações aprendidas até ali durante o dia. Aquilo que é importante, ele consolida e forma memórias, e aquilo que não é tão importante, que não tem tanto foco, ele descarta. Além disso, ele regula os hormônios que influenciam no humor.
Dormir o suficiente (normalmente de 7 a 9h), reduz a irritabilidade, a ansiedade e melhora a concentração e a capacidade de tomar decisões mais assertivas. Com a privação de sono, há aumento do estresse ruim (distresse) e aumento da instabilidade emocional.
Atividade física: O exercício físico, qualquer que seja ele, libera endorfinas e serotonina, neurotransmissores que estão associados à sensação de bem-estar.
Se forem feitos em um ambiente aberto à luz do dia, ajuda a repor a vitamina D proveniente do sol e da claridade. Também ajuda a regular o sistema circadiano, nosso relógio biológico interno, que regula nossas funções corporais, e é influenciado principalmente pela luz e pela escuridão.
É um antidepressivo e ansiolítico natural! Ajuda a reduzir as tensões nervosas causadas pelo estresse ruim, além de aumentar a autoestima e a autoconfiança.
Alimentação: O que você come, afeta diretamente o seu humor e o seu funcionamento. A ingestão de altas quantidades de açúcar e gordura, pode levar a picos de energia seguidos de quedas bruscas de energia, trazendo grande nível de estresse ruim e desgaste emocional.
Sabemos que, atualmente, seguir uma dieta rígida, com apenas ingredientes naturais, é algo extremamente difícil! E não precisa ser assim. Mas, que pelo menos você busque uma mudança neste ponto, já é um caminho válido para ter nutrientes que te auxiliarão a um funcionamento cerebral melhor.
Gestão do Estresse: Sabemos que a vida sem estresse é algo que não existe. O estresse é necessário para a vida humana! Porém, o estresse constante não te levará a um bom lugar.
Existem dois tipos de estresse: o eustresse é o estresse bom e positivo, que nos traz a tensão necessária e nos impulsiona a crescer e conduzir a vida. O distresse, é o estresse negativo e prejudicial, que causa esgotamento, e que, na maioria das vezes, é o grande responsável por casos de ansiedade e problemas cardíacos.
A boa gestão do estresse, te ajudará a manter uma perspectiva mais clara dos problemas e a se posicionar com calma e tranquilidade.
Finalizando: É claro que, nenhum desses pilares você conseguirá mudar total e completamente do dia para a noite. Para construir novos hábitos é necessário, tempo, disposição, paciência e persistência. Não é fácil, mas é possível.
Na psicoterapia, posso te ajudar a repensar e mudar esses fatores. Poderemos compreender o que causa a descompensação de cada um deles e, de maneira tranquila e atenta, podemos ir mudando devagar.
É um processo que causará um certo nível de sofrimento. Porém, melhor o sofrimento de uma mudança positiva, do que o sofrimento de estar sempre da mesma maneira e no mesmo lugar.
Caso queira saber mais e dar início ao seu processo de psicoterapia, me chame no WhatsApp! Estou à disposição!