A psicoterapia é um processo! Depende de um espaço criado pela psicóloga e paciente, onde são trabalhadas demandas internas (psicológicas), sociais e emocionais.
O diálogo, seja ele livre ou conduzido pela profissional, é a principal ferramenta da psicoterapia. Apesar de parecer, não é um diálogo qualquer: envolve técnicas específicas para trazer à tona tudo aquilo que está causando impacto psicológico, mental e emocional.
O primordial para que o tratamento dê certo, além da competência profissional, é o vínculo entre psicóloga e paciente. Sem um bom vínculo, o processo fica raso e solto. Com ele, conseguimos estabelecer uma relação de confiança, que auxilia na mudança necessária.
Para quem se destina a psicoterapia?
A psicoterapia é para TODAS AS PESSOAS! Não apenas para quem tem alguma doença mental. É fundamental para:
– Pessoas que sofrem: O sofrimento, quando causa um impacto, torna difícil de seguir a vida! Seja uma ansiedade, uma perda, uma tristeza, um medo, ou qualquer outro sofrimento que esteja impactando a sua vida diária, a psicoterapia é para você!
– Pessoas em momentos de mudança: seja um luto por uma perda, uma separação, uma dificuldade de relacionamento intrapessoal e interpessoal, uma fase de decisões importantes, de mudanças de vida… Se você vive alguma dessas questões, e sente um grande impacto, a psicoterapia é para você!
– Pessoas que buscam Autoconhecimento: aqueles que desejam entender como agem e porque agem de determinada forma, como os traumas da vida afetam e afetaram, como podem mudar diante de determinada situação, a psicoterapia é para você!
– Pessoas com transtornos mentais: a psicoterapia é fundamental para o tratamento! Muitas vezes, precisa ser feito em conjunto com acompanhamento psiquiátrico também, além do apoio da rede familiar ou de amigos.
– Pessoas com compulsões: Seja alimentar, digital, compras, drogas lícitas e ilícitas ou qualquer outro tipo de compulsão. Na psicoterapia poderemos entender o porquê desta compulsão, e utilizar técnicas como a modulação de atitudes para superar.
Como funciona o processo básico da psicoterapia?
Escuta qualificada: a psicóloga oferece um espaço seguro e sigiloso para você falar dos seus problemas, seus medos, suas dificuldades, suas vontades e desejos, seus pensamentos, sem críticas ou julgamento.
Identificação de padrões: em conjunto, podemos explorar o porquê de como você reage de determinadas formas, e explorar os padrões de pensamentos ou de atitudes que te trazem sofrimento.
Melhor enfrentamento: você aprende novas maneiras de lidar com as suas questões, emoções, pensamento e sentimentos, o que ajudará no seu fortalecimento mental, emocional.
O que é primordial da parte do paciente?
O principal para que você esteja em um processo de psicoterapia, é a vontade e a necessidade de MUDAR, e saber que precisará de DEDICAÇÃO DA SUA PARTE para isso! Sem isso, ficará impossível ter um processo psicoterápico que funcione!
Se você estiver com disposição para encarar esse processo, que não é fácil que causa um sofrimento, mas que é um sofrimento para a libertação, clique no botão do WhatsApp e fale comigo!